Categoria - Comunicado

Comunicado às Empresas de segurança orgânica

Comunicado às Empresas

de  Segurança   Orgânica.

Ref. Representação Sindical.

Em virtude de algumas empresas que mantêm o serviço de vigilância orgânica, ter dúvidas a respeito de certas normas em relação a seus empregados vigilantes, estamos encaminhando em anexo, uma cópia da convenção coletiva da categoria, onde estabelece regras mínimas em benefício da categoria, como exemplo, o piso salarial, o percentual de horas extras, obrigatoriedade do convênio médico, etc., dos  quais o teto mínimo convencionado há de ser respeitado por ter força de Lei.

No que tange às empresas que tem bom senso e respeito ao trabalhador, oferecendo um piso ou benefícios acima do mínimo estabelecido,  às empresas devem manter estes benefícios, por motivos muito simples,  em primeiro  pois salário é irredutível, em segundo plano, por manter empregados satisfeitos com a condição em que se encontram,  prestando um serviço melhor,  podendo contratar os empregados mais qualificados para prestação dos serviços etc., em terceiro porque a questão em pauta é segurança, o que nos dias de hoje, não podemos arriscar.

Uma vez citadas as obrigações, cabe ainda esclarecer que  Segurança Orgânica, é toda atividade de segurança exercida  por empresas, associações, entidades, etc., que mantenham segurança própria, diferindo da segurança privada (Empresas especificamente de segurança - serviço terceirizado).

Em referência a representatividade sindical, informamos a desde fevereiro/99,  a representação dos empregados de vigilância  orgânica assim como de vigilância privada,  foi transferida para o SINDICATO DOS  EMPREGADOS DE VIGILÂNCIA, SEGURANÇA E SIMILARES, ANEXOS E AFINS DE MOGI DAS CRUZES, SUZANO, POÁ, FERRAZ DE VASCONCELOS, SALESÓPOLIS, BIRITIBA MIRIM E GUARAREMA – SEEVIS, conforme foi reconhecido pelo Sindicato dos Vigilantes de Santo André e Região, que deixou de representar os referidos municípios (documentação comprobatória em anexo).

Esta regulamentação da segurança orgânica ocorreu a exemplo da regulamentação feita  Pela comissão de Vistoria da Polícia Federal de todo tipo de Serviço de Vigilância e Segurança,  não admitindo o exercício da atividade com outra denominação.

Dessa forma,  regulamentada a situação da categoria, e prestado os esclarecimentos, mencionamos que todo recolhimento de contribuição à Sindicato de representação de classe,  dos vigilantes, deverá ser destinado a esta entidade sindical,   conforme as normas da categoria, o sindicato encaminhará guias de recolhimento,  que em caso de ocorrer dúvidas, para manutenção dos recolhimentos,  poderão entrar em contato com esta entidade sindical no telefone 4798-2624.

Sendo só o que tínhamos a tratar no momento,  subscrevemos a presente, colocando-nos mais uma vez a disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente.

CLÁUDIO JUSTINO DA SILVA